Copy
View this email in your browser
No ano de 2001, o carioca Carlos Brito era o diretor de operações da Ambev e tinha um grande desafio nas mãos.
 
Algumas fábricas apresentavam um turnover (rotatividade de pessoal) estratosférico. 30% a 40% ao ano, quando o indicado é algo em torno de 4%.
 
Ele decidiu viajar para ver de perto os locais que apresentavam o problema e compará-los com aqueles onde a rotatividade estava sob controle.
 
Montou uma equipe só para entrevistar os funcionários destas fábricas e muitas vezes conduzia ele mesmo as conversas.
 
Por que os funcionários estavam desanimados? Por que estavam saindo? Descobrir estas respostas eram fundamentais.
 
Aos poucos, a verdadeira razão para a debandada começou a surgir: faltava liderança.
 
Brito lembra o impacto dessa descoberta: A gente nunca tinha dado bola para isso, sempre achou que liderança fosse coisa normal, que o cara fosse aprendendo naturalmente... Então resolvemos fazer treinamentos bem simples, pé no chão, para formar os líderes. Descobrimos que para a equipe estar motivada, precisa de mais do que salário.
 
Segundo Brito, esta experiência confirmou na prática o que ele havia aprendido com o Professor Falconi (referência no Brasil quando o assunto é Gestão e Qualidade Total):

70% do resultado é liderança. Porque as outras coisas, conhecimento, método, você pode ter, no seu time, gente que preencha esta lacuna, mas, se não tem liderança, não dá.

O líder é aquele que faz o time confiar na própria capacidade, aquele que inspira as pessoas, dá feedback e é duro quando precisa, mas é justo.
 
A especialista em Líderes e Equipes Cristine De Biasi, também confirma isso em sua vivência:

Normalmente quando realizo programas de coaching executivo, estes líderes têm um grande desafio a ser alcançado ou estão tendo dificuldades para lidar com alguma questão. O que observo é que situações complexas são resolvidas com ações simples de liderança. A grande questão é que os líderes nem sempre sabem exatamente onde focar sua energia e esforço.
 
Foi pensando nisso que a nós firmamos esta parceria com a Cristine e sua empresas UpGradeYou. Para que ela possa compartilhar o que é essencial para uma liderança efetiva.

Ela compartilha este método em detalhes aqui.
 
Mas fique atento pois o link acima, através do qual você terá 50% de desconto, irá expirar na sexta dia 08/05 às 23:59hrs.
Aproveito para lembrá-los que hoje às 9:00 hrs (horário de Brasília) acontecerá a segunda LIVE no Instagram da ANOREG (@branoreg) com a participação da nossa Diretora de Qualidade Maria Aparecida Bianchin  e Cristine De Biasi, fundadora da UpGradeYou.

Dando sequência, amanhã, dia 07/05 teremos a última LIVE da série. No mesmo canal e no mesmo horário. Estas lives estão abordando os 3 Fatores que Geram Resultado - Liderança, Processo e Método.

Nos encontramos lá!






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
JS Gráfica · Rua Aimorés · Conceição · Diadema, Sp 09990-310 · Brazil