Copy
Ano 4 - N. 20 - Edição especial de boas-vindas
Belo Horizonte - Fevereiro de 2018
Imagem: Profa. Maria Tereza Fonseca dias e Prof. César Fiúza.
Considerando a Portaria n. 01/2018, expedida pelo Diretor Geral da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde, Prof. Antônio Marcos Nohmi, o PPGD da Universidade FUMEC comunica a todos a designação do Prof. Dr. César Augusto de Castro Fiuza à Coordenação do Programa, sucedendo a Profa. Dra. Maria Tereza Fonseca Dias.

Por oportuno, a Profa. Maria Tereza salienta a satisfação pelo período em que foi coordenadora com grande aprendizado e crescimento pessoal. Agradece a colaboração e a parceria de todos, desejando boas-vindas e muito sucesso ao novo Coordenador. Imagem: Profa. Maria Tereza Fonseca dias e Prof. César Fiuza.

A Universidade e o programa de Mestrado em Direito

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade FUMEC foi aprovado em 2009 pela CAPES, iniciando suas atividades em 2010, tendo recebido sua primeira avaliação em 2013. Sua área de concentração intitula-se "Instituições Sociais, Direito e Democracia" e possui duas linhas de pesquisa: Autonomia privada, regulação e estratégia (Direito Privado) e Esfera pública, legitimidade e controle (Direito Público). O programa objetiva a reconstrução entre as esferas pública e privada, de modo a promover e permitir o diálogo teórico e prático entre elas.

O processo de aprimoramento do curso tem se desenvolvido de forma bastante rápida e eficiente. Os esforços são no sentido de seguir as orientações da CAPES, melhorando a qualidade do curso e das pesquisas em desenvolvimento, buscando sua internacionalização, assim como a melhoria da qualidade do ensino jurídico. Na última avaliação quadrienal da CAPES, divulgada em setembro de 2017, o Mestrado em Direito alcançou a nota 4, o que confirma o perfil ascendente do Programa, premiando os esforços da instituição em todos os níveis - Reitoria, Diretoria, Coordenação, Secretaria, Corpo Docente e Corpo Discente - confirmando a sinergia, o ideal de cooperação e a qualidade das produções acadêmicas.

Requisitos para obtenção do grau de Mestre em Direito

O título V do Regulamento do PPGD dispõe sobre os requisitos para obtenção do grau acadêmico de Mestre em Direito. Confira:
  1. Obter, em disciplinas do Mestrado, o número mínimo de 26 (vinte e seis) créditos;
  2. Obter 4 (quatro) créditos concernentes à aprovação no Exame de Qualificação e na Defesa de Dissertação, na forma do art. 30, §§ 4º e 5º do Regulamento;
  3. Depositar na Secretaria do Curso a versão impressa e digital definitiva da dissertação com a inclusão das observações e sugestões da banca examinadora, no prazo máximo de 45 (quarenta e cinco) dias, a contar da data da defesa;
  4. Apresentar a autorização para publicação do trabalho completo no site da Universidade Fumec;
  5. Apresentar, na data do depósito definitivo da dissertação, artigo cientifico contendo os resultados da dissertação aprovada, para publicação, a critério do orientador, em coautoria com este.
O regulamento encontra-se disponível no site do PPGD (http://ppg.fumec.br/direito/) na aba "Normas".

Conheça o Núcleo de Pesquisa do PPGD da Univesidade FUMEC

O Núcleo de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito está vinculado diretamente à Coordenadoria do programa, compondo-se de bolsistas, estagiários docentes e voluntários do corpo discente. Seu objetivo é desenvolver e organizar as produções técnicas e bibliográficas do programa, além de estimular o seu desenvolvimento. Entre outras atividades, o Núcleo de Pesquisa é responsável pela publicação do Boletim Diálogo Público e Privado. Para outras informações sobre o Núcleo, clique aqui.

INFORMAÇÕES DA BIBLIOTECA

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Você sabia que o serviço de levantamento bibliográfico é fornecido pela biblioteca da FCH? Esse serviço consiste na realização de pesquisa gratuita acerca do tema da dissertação a ser desenvolvida pelo discente. Para a sua realização o mestrando deverá comparecer à biblioteca das 9 às 17h e das 19 às 22h. Após entrevista com o bibliotecário, em até 05 (cinco) dias úteis é entregue ao aluno uma lista com as possíveis referências a serem utilizadas pelo mestrando na dissertação. Mas atenção: o serviço pode ser utilizado uma única vez.

 

AQUISIÇÃO DE NOVAS OBRAS

O acervo da biblioteca da FCH foi atualizado. Várias obras utilizadas nas disciplinas do Mestrado em Direito foram adquiridas. Visite o site da biblioteca (clique aqui). A biblioteca funciona no prédio da Faculdade de Ciências Humanas (FCH), e é coordenada pela bilbiotecária Priscila Reis. O telefone é (31) 3228-3101.

Saiba mais sobre a publicação de trabalhos científicos

Você sabia que a publicação, além de ser um requisito para a conclusão do curso de mestrado e da defesa de sua dissertação, também contribui para aprimorar o seu Currículo Acadêmico (Curriculum Lattes)? Quando for publicar os seus trabalhos em periódicos, fique atento à classificação das revistas. A Capes, fundação do Ministério da Educação (MEC), que reconhece e avalia os cursos de mestrado e doutorado no Brasil, nas diversas áreas do conhecimento, classifica os periódicos de produção intelectual atribuindo-lhe os seguintes estratos A1; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C, tendo em vista a sua qualidade e o atendimento aos critérios pré-estabelecidos. Os dados dessa classificação estão disponíveis na plataforma denominada Webqualis (http://qualis.capes.gov.br) para consulta de toda a comunidade científica. Quanto maior o estrato, mais valorizada a publicação, sendo que o estrato C não atribui pontuação ao PPGD, pois o periódico não atendeu os critérios para qualificação nos demais estratos.
O Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) é  uma associação civil com personalidade jurídica de Direito Privado e sem fins econômicos que incentiva e promove os estudos jurídicos e o desenvolvimento da pós-graduação em Direito no Brasil. Suas ações institucionais respondem ao desafio de projetar a pesquisa jurídica para o avanço social do Brasil, apoiando os Programas de Pós-Graduação nas instituições brasileiras de ensino, além de formular e propor temas de interesse da pesquisa e da pós-graduação em Direito junto às autoridades educacionais.
O CONPEDI realiza Encontros e Congressos nacionais e internacionais que oferecem visibilidade à produção científica em Direito. Por meio dos eventos, já oportunizou a publicação de milhares de artigos jurídicos e apresentações de pôsteres produzidos por pesquisadores brasileiros acerca das mais diversas temáticas. Para outras informações, clique aqui.

Veja também:

O Núcleo de Pesquisa está à disposição de todo corpo discente. Atenção para os novos horários de atendimento:
 
Dia Horário Integrante
Segunda 07:30 / 11:30 Gustavo Figueroa
Segunda 15:00 / 19:00 Laiane Dantas
Terça 13:00 / 17:00 Lucas Bandeira
Quarta 07:30 / 09:30 Gustavo Figueroa
Quarta 12:00 / 16:00 Letícia Almeida
Quarta 13:00 / 17:00 Laura Campolina / Michele Hazar
Quinta 09:00 / 13:00 Letícia Athayde
Quinta 14:00 / 18:00 Bruno Bernardes
Sexta 07:00 / 09:00 Gustavo Figueroa
Compartilhe as novidades acadêmicas com o Núcleo de Pesquisa. Mande um e-mail para nucledepesquisappgd@fumec.br
Expediente:
Arte e edição: Bruno Paiva Bernardes (mestrando)
Redação: Bruno Paiva Bernardes, Letícia Almeida e Lucas Bandeira (mestrandos)
Equipe de Comunicação do Núcleo de Pesquisa: Ana Paula Silva e Bruno Paiva Bernardes (mestrandos)
Coordenador do Núcleo: Gustavo M. Figueirôa Fernandes
Coordenadora do PPGD/FUMEC: Prof. César Augusto de Castro Fiuza
Diretor da FCH/FUMEC: Prof. Antônio Marcos Nohmi
Reitor: Prof. Fernando Melo Nogueira


Você pode atualizar seus dados na nossa newsletter ou se descadastrar aqui






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Núcleo de Pesquisa do PPGD - Universidade Fumec · rua Cobre, 200 · Belo Horizonte, MG 30310230 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp