Copy
Ano 3 - Edição 11 - Belo Horizonte - Março de 2017
Reunião do Núcleo de Pesquisa
No dia 09 de março, dando início aos trabalhos do ano, o Núcleo de Pesquisa do PPGD da Universidade FUMEC reuniu-se no prédio da reitoria. Na oportunidade, foram detalhadas as atividades do Núcleo, apresentados os novos membros, definidos os grupos de trabalho interno e as metas para o ano de 2017.

PPGD da Universidade FUMEC lança coleção "Instituições Socias, Direito e Democracia"

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade FUMEC, com o apoio da Funadesp (Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular), lança pela Editora D'Plácido a coleção "Instituições Sociais, Direito e Democracia".

Composta por 10 volumes, o trabalho é fruto do esforço dos docentes e discentes do Mestrado em Direito para consolidar redes de pesquisa entre os demais PPGDs brasileiros que atuam nas áreas de pesquisa sobre “Instituições Sociais, Direito e Democracia”, alicerce das linhas de pesquisas atualmente em desenvolvimento na Universidade FUMEC, a saber: “Autonomia privada, regulação e estratégia” e “Esfera pública, legitimidade e controle”. O escopo central dessa área de atuação e linhas de pesquisa é tratar das interseções entre os setores público e privado.

Os trabalhos publicados foram selecionados pelos docentes coordenadores (da Universidade FUMEC e de 9 PPGD’s parceiros, de distintas IES: UFES, UNICURITIBA, UNIFOR, UFRRJ, USP, CESUPA, UNISINOS, UNINOVE e UCB) com o apoio do Núcleo de Pesquisa do Mestrado em Direito da Universidade Fumec, a partir da divulgação de edital de convocação publicado, em abril de 2016, em diversos meios de comunicação, entre os quais o site do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito – CONPEDI. Durante o segundo semestre de 2016, os trabalhos selecionados foram devolvidos aos autores para ajustes, complementações e adaptações editoriais.

Participaram da chamada de trabalhos, PPGD’s de todas as regiões brasileiras, tendo sido selecionados 56 textos para compor as coletâneas, segundo o campo temático respectivo, de IES de 13 estados da federação brasileira (MG, RN, SP, PR, RS, RJ, MS, DE, PA, AM, MA, PE e PB).

Oportunidades Acadêmicas

Estão abertas as incrições para o X Congresso Mineiro de Direito Administrativo, promovido pelo Instituto Mineiro de Direito Administrativo – IMDA, sob o tema “Desafios para a redução das desigualdades”. Nesta edição, o evento contará com o recebimento e apresentação de trabalhos a serem apresentados e debatidos durante sua realização. Para outras informações, clique aqui.
Estão abertas as incrições para seleção de trabalhos científicos a serem apresentados no VII Congresso Latino-americano de Direito Material e Processual do Trabalho, que ocorrerá nos dias 03 a 05 de maio de 2017 na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte/MG. Para outras informações, clique aqui.
Estão abertas as incrições para submissão de artigos para o VII Encontro Internacional do CONPEDI, que acontecerá em Braga, Portugal, nos dias 7 e 8 de setembro de 2017. Os artigos serão recebidos de 17 de fevereiro a 27 de maio de 2017. Para outras informações, clique aqui.
Já estão abertas as incrições para submissão de artigos para o XXVI Encontro Nacional do CONPEDI, que acontecerá em Brasília, de 19 a 21 de julho de 2017. Os trabalhos acadêmicos serão recebidos até 15 de maio de 2017. Para outras informações, clique aqui.
A Revista de Direito Empresarial (Qualis B1) tem como foco a difusão de novidades relativas ao mercado empresarial. Os artigos são avaliados por meio do processo double blind review, e deverão ser inéditos no Brasil, podendo ser escritos em português, espanhol, italiano, francês ou inglês. Para outras informações, clique aqui.
A Revista da Advocacia Geral da União (Qualis B2), de publicação trimestral, está recebendo artigos de pessoas externas à instituição. A publicação inclui tanto a versão impressa quanto a digital. Para outras informações, clique aqui.
A Revista Direitos Humanos Fundamentais (Qualis B2) é uma publicação semestral editada pelo Programa de Pós-Graduação em Direito do UNIFIEO. A Revista tem como finalidade constituir instrumento de veiculação de trabalhos científicos e doutrinários relacionados à positivação e concretização jurídica dos Direitos Fundamentais e dos Direitos Humanos. Para outras informações, clique aqui.

Revista de Direito Econômico e Socioambiental (Qualis B2) - Chamada de artigos

A Revista de Direito Econômico e Socioambiental é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR e aceita trabalhos produzidos pelos mais diversos pesquisadores das Ciências Sociais, desde que adequados à temática de cada número e voltados à reflexão e ao impacto de suas pesquisas nas Ciências Sociais, Econômicas e Socioambientais. Para outras informações, clique aqui.
A Revista Eletrônica de Direito do Centro Universitário Newton Paiva (Qualis B4) é uma publicação quadrimestral. Tendo como linha editorial “Estado Democrático de Direito e Solução de Conflitos”, objetiva divulgar, por meio eletrônico, trabalhos científicos da comunidade acadêmica, seja no âmbito da pesquisa ou extensão, visando à formação de uma rede de informações que possibilite aprofundamento de temáticas e aproximação entre a produção científica e a realidade social. Para mais informações, clique aqui.

Revista Eletrônica Direito e Sociedade (Qualis B4)

A Revista Eletrônica Direito e Sociedade (REDES) é uma publicação do  Programa de Mestrado em Direito e Sociedade do UniLasalle e destina-se à difusão do conhecimento científico produzido pelas Ciências Sociais Aplicadas, especialmente na área do Direito e com ênfase na Sociologia Jurídica. Para tanto, veicula artigos inéditos de pesquisa científica original, assim como resenhas e traduções, todos elaborados por profissionais e pesquisadores vinculados a cursos de graduação e de pós-graduação, pretendendo, dessa forma, a integração do debate acadêmico nacional e internacional. O público alvo pretendido pela Revista REDES são: estudantes e profissonais das áreas do Direito, Sociologia e demais áreas afins. Para outras informações, clique aqui.

Outras Notícias

Raymundo Campos Neto, Mestre em Direito pela Universidade FUMEC, lançou o livro "Partidos Políticos Brasileiros". Publicado pela Editora D'Plácido, o trabalho é fruto da pesquisa científica desenvolvida ao longo da Pós-Graduação Stricto Sensu. O lançamento ocorreu no dia 23 de março, no auditório 1 do TSE, em Brasília.
O Núcleo de Pesquisa está à disposição de todo corpo discente. Veja os horários de atendimento:
Compartilhe as novidades acadêmicas com o Núcleo de Pesquisa. Mande um e-mail para nucledepesquisappgd@fumec.br
Curta nossa FanPage
WebSite do PPGD da Universidade FUMEC
Expediente:
Arte, diagramação e redação: Bruno Paiva Bernardes
Fotografia: Núcleo de Pesquisa
Equipe de Comunicação do Núcleo de Pesquisa: Ana Paula Silva, Bruno Paiva Bernardes, Helton Junio e Nathália Guedes
Coordenador do Núcleo: Gustavo M. Figueirôa Fernandes
Coordenadora do PPGD/FUMEC: Prof. Maria Tereza Fonseca Dias
Diretor da FCH/FUMEC: Prof. Antônio Marcos Nohmi
Reitor: Prof. Fernando Melo Nogueira


Você pode atualizar seus dados na nossa newsletter ou se descadastrar aqui






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Núcleo de Pesquisa do PPGD - Universidade Fumec · rua Cobre, 200 · Belo Horizonte, MG 30310230 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp