Copy
View this email in your browser

Newsletter das Bibliotecas Escolares

 Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira

 
Boletim n.º 2
mar. 2017
"Ler Por Aí - da leitura à criação artística"
O projeto “Ler por aí – da leitura à criação artística”, que conta já com três edições, tem como principais objetivos a promoção da leitura, a sensibilização dos alunos para a criatividade, através de diferentes práticas artísticas, e a interação com a comunidade em geral.
 
No âmbito desta iniciativa, fruto de um trabalho de articulação curricular e de parceria entre os docentes de português, educação visual e educação tecnológica e,  após a leitura e exploração em sala de aula de textos literários diversificados, os alunos do 2.º ciclo criaram objetos artísticos que serão expostos e oferecidos a diversas instituições de Apúlia (ASCRA, Centro Social João Paulo II e Santa Casa da Misericórdia de Fão) e de Esposende (Centro de Saúde, Finanças, Segurança Social, Correios, Câmara Municipal, Casa da Juventude, Piscinas Municipais, Lota de Pesca, Santa Casa da Misericórdia de Esposende e Hospital Valentim Ribeiro).   
Durante esta semana em que se celebra a leitura, as turmas e respetivos professores deslocar-se-ão aos locais onde ficarão expostos os trabalhos e irão dinamizar uma performance alusiva ao livro trabalhado e à obra criada, proporcionando, aos utentes desses espaços, momentos de leitura, música e/ou encenações.
"Minutos de Leitura"



 
A biblioteca escolar, no âmbito da Semana da Leitura, cujo tema, este ano, é "O Prazer de Ler", convida todos os professores do Agrupamento a incluírem na programação das suas aulas alguns “Minutos de Leitura”. Para o efeito, propõe a leitura em voz alta (efetuada, preferencialmente, pelo professor), de forma sequencial, do livro selecionado para cada turma, o qual ficará à guarda do delegado de turma que se responsabilizará pela entrega do mesmo aos professores. No caso das escolas do 1.º ciclo e dos jardins-de-infância, a equipa da biblioteca escolar propõe-se a fazer uma seleção de livros que colocará à consideração dos  docentes interessados.
"Sonhar com histórias - Lê, cria e envia"
 
Todas as escolas estão convidadas a celebrarem "a leitura com iniciativas de leitura que traduzam ambientes plurais que motivem a participação das crianças e dos alunos em atividades de leitura livres, com as suas famílias, com outros jovens, com adultos das comunidades educativas e com a população em geral".
Neste sentido, encontra-se em desenvolvimento o projeto de promoção da leitura em família, Sonhar com Histórias - Lê, cria e envia.
Tendo em conta o tema agregador do agrupamento, "Turismo sustentável", este ano, é proposta a realização de um postal ilustrado, com recurso a materiais recicláveis diversificados.
Durante a Semana da Leitura, os postais criados pelas famílias serão expostos na biblioteca escolar/estabelecimento de ensino, sendo as famílias convidadas a partilhar as histórias nas salas de aula.

 
"O Violino de Auschwitz" - Conferência-concerto

A equipa das bibliotecas escolares incentiva  à participação de toda a comunidade educativa no Concerto-conferência com audiovisuais, “O Violino de Auschwitz”, com o relator/executor italiano Maurizio Padovan,  no dia 28 de março, pelas 21.00h, no Auditório da Câmara Municipal.


Cremos que seja "Um encontro desprovido de retórica capaz  de surpreender e comover."
Encontro com ambientalista António Eloy



   


No dia  27 de março, durante o período da manhã,  António Eloy, figura reconhecida pelas ações que desenvolve em diferentes âmbitos, nomeadamente nas áreas do Ambiente, da Energia e da Responsabilidade Social, estará à conversa com os alunos do 3.º e 4.º anos da EB de Esposende e com alunos do 7.º e 9.º anos da Escola Básica António Correia de Oliveira, e, durante a tarde, na biblioteca escolar da Escola Básica de Apúlia, com  os alunos do  8.º ano deste estabelecimento de ensino.

António Eloy tem desenvolvido a sua atividade profissional como consultor na área do Ambiente e Energia. Como ativista, envolveu-se em diversas organizações ambientalistas e de direitos humanos, sendo membro fundador da secção portuguesa da Amnistia Internacional. Como autor ou co-autor, deu o seu contributo para vinte livros na área da Cultura, Ambiente e Sustentabilidade.                                        

"Os Cientistas Turistas"

 
 

 
O projeto "Os cientistas turistas" chega, no próximo dia 28 de março, terça feira, aos alunos do 1.º ano da EB de Esposende, pela mão das educadoras Dina Zão e Laura Alves, responsáveis pela sua criação e implementação. Trata-se de um projeto em desenvolvimento, este ano letivo, ao nível da educação pré-escolar e que visa, essencialmente, aliar a promoção da curiosidade científica à promoção da leitura.
Partilhando Poesia... com Susana Inês

 


Os alunos do 9.º G partilharão com a escritora Susana Inês um momento intimista que decorrerá na Biblioteca Escolar de Apúlia. Neste encontro, os alunos lerão e poderão ouvir, pela voz da autora, alguns dos poemas da  sua mais recente obra  "Cinética da Alma".
"(...) 
uma obra carregada de simbolismo e de energia, que se foca no essencial, mas acima de tudo na esperança". (do prefácio de Jorge Braga)



 
Encontro com o músico Daniel Completo  e a ilustradora Cristina Completo
 



 


Daniel Completo, músico, e Cristina Completo, ilustradora, têm encontro marcado, no dia 29, com alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo (num total de 487 crianças) do nosso Agrupamento.
A primeira sessão terá lugar na Escola Básica do Facho, às 09:15h, seguindo-se o encontro na Casa do Povo de Apúlia para os alunos das escolas de Apúlia, Criaz e Rio Tinto. Durante a tarde, as sessões decorrerão nas bibliotecas da Escola Básica de Curvos, às 14.00h, e da Escola Básica de Fão, às 16.00h.

O encontro tem por base o livro-CD “O Eco da Ecologia”, da autoria de Luísa Ducla Soares,  ilustrado por Cristina Completo e cantado e musicado por Daniel Completo, obra que será, previamente, trabalhada em contexto de aula e a qual poderá ser adquirida pelos interessados.

Dar Voz - O Prazer de Ser!

 
 
O Concurso “Dar Voz – O prazer de ser!” consiste na apresentação, pelos alunos do 8.º F e 8.º G da Escola Básica de Apúlia, da leitura em voz alta de textos previamente selecionados, registados em suporte digital através de ficheiros áudio e tem como objetivo primordial o desenvolvimento de competências leitoras. Apurados que estão os vencedores, estes, no dia 29 de março, pelas 10:00h, no bar dos alunos, apresentarão aos restantes colegas o resultado do seu trabalho, e, pelas 11.45h, na sala de professores.
Entrega de Prémios:

- 1.ª fase do "Concurso Nacional de Leitura"
- "Faça lá um Poema"
- "Dar Voz - O Prazer de Ser!"

 
No decorrer da semana serão entregues pelo Diretor do Agrupamento de Escolas, professor Albino Neiva, os prémios aos alunos apurados para representar as Escolas Básicas António Correia de Oliveira e de Apúlia na 2.ª fase do Concurso Nacional de Leitura, assim como a uma aluna da EB de Gandra e a duas da EB António Correia de Oliveira, cujos poemas foram selecionados para representar o Agrupamento de Escolas no concurso "Faça lá um Poema".
Na Escola Básica de Apúlia, o Presidente da Associação de Pais, Sr. Paulo Fortes Lima, entregará ao grupo vencedor do concurso "Dar Voz - O Prazer de Ser!" os respetivos prémios, oferecidos por esta associação.

 

 
Partilhe no Facebook
Envie a um amigo
Copyright © *2017
Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira * Rua Poeta António Correia de Oliveira * 4740- 285 Esposende
Telefone: 253 960 300
Equipa das Bibliotecas Escolares
Endereço Eletrónico: 
acoliveiraeps@gmail.com
Pretende alterar a forma como recebe estes e-mails?
unsubscribe from this list






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Agrupamento de Escolas António Correia de Olveira - Bibliotecas Escolares · Rua Poeta António Correia de Oliveira · Esposende 4740-285 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp