Copy
ano XXIX • 19 janeiro 2020 • nº 1374
Tempo Comum • 2º Domingo

À sombra das tuas asas

“Como é preciosa, ó Deus, a tua benignidade! Por isso, os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas” (Sl 36.7).

O Salmo 36 foi escrito por Davi. O poeta-mor de Israel faz um contraste entre os ímpios e os que conhecem a Deus. Aqueles não têm temor de Deus, estes se aninham debaixo das sombras de suas asas; aqueles abrigam a transgressão no coração, estes fartam-se da abundância da casa de Deus; aqueles se vangloriam de sua iniquidade, porque tolamente imaginam que seus pecados jamais serão descobertos e odiados, estes bebem das torrentes das delícias de Deus; aqueles têm nos lábios malícia e dolo, estes exaltam as virtudes de Deus; aqueles maquinam o mal em seu leito e se detém no caminho da maldade, não se despegando dele, estes vivem na luz, tendo comunhão com aquele que é o manancial da vida; aqueles, os obreiros da iniquidade, são derrubados para nunca poderem se levantar, estes, os que conhecem a Deus e são retos de coração, desfrutam da contínua benignidade e justiça de Deus.

Depois que Davi faz este contraste nos versículos 1 a 4, agora, passa a uma descrição eloquente dos atributos de Deus. Ele está encantado com a benignidade de Deus (v. 5), com a fidelidade de Deus (v. 5), com a justiça de Deus (v. 6) e com os juízos de Deus (v. 6). Destacaremos esses quatro pontos importantes:

Em primeiro lugar, a benignidade de Deus chega até aos céus (v. 5). Deus é benigno. Ele sempre trabalha para o nosso bem. Ele não nos trata conforme os nossos pecados, mas consoante à sua muita benignidade. Assim como ele mesmo é elevado, também é elevada a sua benignidade. Sua benignidade é, também, preciosa (v. 7). Por essa razão, os filhos dos homens podem correr para debaixo de suas asas na hora da tempestade. Por isso, os pecadores podem encontrar perdão e descanso à sombra de suas asas. Porque Deus é benigno, aqueles que têm comunhão com ele, e habitam em sua casa, fartam-se da abundância dessa casa. Ali, Deus lhes dá a beber das torrentes de suas delícias (v. 8). Em Deus está o manancial da vida e só na presença dele, que é a verdadeira luz, podemos ver a luz (v. 9).

Em segundo lugar, a fidelidade de Deus chega até às nuvens (v. 5b). Deus é fiel a si mesmo, às suas promessas e ao seu povo. Sua palavra não pode falhar. Nenhuma de suas promessas jamais caiu por terra. O que ele promete, ele cumpre. O que ele faz, ninguém pode desfazer. Nossa salvação está firmada na fidelidade de Deus. Nossa segurança está ancorada em quem Deus é, no que ele fez e no que ele promete em sua palavra. Sua fidelidade chega até às nuvens. Deus é absolutamente confiável. Sua reputação jamais foi abalada. Seu caráter jamais sofreu variação. Ele é o mesmo, para sempre o mesmo benigno e fiel.

Em terceiro lugar, a justiça de Deus é como as montanhas (v. 6). As montanhas são um símbolo daquilo que é estável e não pode ser abalado pelo braço da carne. Deus é justo, inabalavelmente justo. Sua justiça é imperturbavelmente sólida. Ninguém pode arrancá-la ou transportá-la. Deus é justo em seu ser, em seus decretos e em suas obras. Podemos encontrar abrigo debaixo de suas asas, porque a tempestade que deveria cair sobre nós, caiu sobre seu Filho, e Deus satisfez toda a sua justiça em seu Filho, para nos fazer beber de suas delícias para sempre.

Em quarto lugar, os juízos de Deus são como um abismo profundo (v. 6b). Os abismos profundos são um emblema daquilo que o homem não pode descortinar nem entender. Por mais peregrina que seja a inteligência humana e por mais robusto que seja o seu conhecimento, nenhum homem jamais conseguiu penetrar nas profundezas dos juízos divinos. Deus é infinitamente maior do que o homem pode compreender. Seus juízos são inescrutáveis. Seus pensamentos são assaz profundos. Deus é incognoscível até revelar-se a nós.  Mas, conhecer a Deus é viver sob a sombra de suas asas, é fartar-se da abundância de sua casa, é beber das torrentes de suas delícias e abastecer-se do manancial da vida.

Rev. Hernandes Dias Lopes

A Vida Nova está presente para amar e apoiar os membros da nossa comunidade, seguindo o modelo de Cristo (Mc 12.29:31). Como Pastor dessa Igreja quero orar por você e com você. Não hesite em contactar-me quando precisar de cuidados, seja uma palavra de encorajamento ou apoio em um período de incertezas. Estou à disposição para visitar os enfermos, em casa ou no hospital. Que Deus nos abençoe!

Pr. Carlos Augusto
pastorcarlos71@gmail.com
(11) 97030-5731

Semana de 13 a 19 de janeiro

26/janeiro (dom.)
    09:30    Culto
    11:00    Escola Bíblica Dominical
Durante o intervalo entre o Culto e a Escola Dominical

Atualização Cadastral

Estamos disponibilizando a Ficha de Atualização Cadastral que todos os membros precisam preencher por solicitação do presbitério.
Ela pode ser preenchida online através do link http://bit.ly/atualizaDadosIPIVN ou com um dos diáconos no domingo.

Aniversários

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio”.
Salmo 90:12


20/janeiro (seg.)
    Bernardo Costa
21/janeiro (ter.)
    Paulo Sérgio Prado
24/janeiro (sex.)
    Bernardo Costa Filho
26/janeiro (dom.)
    Lucia Sarti
    Marileide Jertrude de Souza Mondini

Mais informações em

Vida Nova Online Vida Nova Online
Facebook Facebook
Twitter Twitter
Instagram Instagram
Email Email
PodCast (Spotify) PodCast (Spotify)
Envie seus avisos para:
avisos@vidanovaonline.com.br
WhatsApp: +551155427131

Igreja
Presbiteriana
Independente
Vida Nova

CNPJ 68.486.737/0001-08
Banco Itaú (341)
Agência: 0772
Conta: 21664-4

HORÁRIOS e CONTATOS
Culto 9h30 domingo
Santa Ceia no 1º domingo do mês
Escola Bíblica 11h domingo
Reunião de Oração 14h30 quinta

+55 (11) 5542-7131
www.vidanovaonline.com.br
vidanova@vidanovaonline.com.br
IPI Vida Nova
Rua Princesa Isabel 1123
Sao Paulo, SP 04601-002
Brazil

Add us to your address book
OFICIAIS

    Pastor
       Carlos Augusto Prado de Oliveira
    Presbíteros
       Alexandre do Vale Bon
       Paula Fava Bon
       Stelleo Passos Tolda

DADOS BANCÁRIOS
    CNPJ 68.486.737/0001-08
    Banco Itaú - Agência 0772
    Conta Corrente 30638-7
Copyright © 2020 IPI Vida Nova, Todos os Direitos Reservados.


Deseja alterar como receber seus emails?
Você pode atualizar suas preferências ou deixar de receber esses e-mails.

Email Marketing Powered by Mailchimp