Copy
Amor, a marca distintiva do cristão
Rev. Hernandes Dias Lopes

ano XXVIII
13 janeiro 2019
nº 1321

Batismo do Senhor
Obra Redentora de Cristo

Jesus, o Filho de Deus, e supremo intérprete das Escrituras, ordenou: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. E nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros” (Jo 13.34,35). Obviamente Jesus está falando de um certo tipo de amor. Trata-se do mesmo amor com que ele nos amou: amor perseverante, sacrificial e santificador. Não é amor apenas de palavras nem amor regido pelos interesses do egoísmo, mas amor de fato e de verdade, amor que se sacrifica pela pessoa amada. Por essa razão, Jesus fala de um novo mandamento, ou seja, de um nível de amor que não era conhecido até então.

Esse amor puro, santo e superlativo não contradiz a verdade. Não podemos sacrificar a verdade em nome do amor. Não devemos abrigar sob o guarda-chuva da tolerância todas as crenças, com a frágil desculpa de que o amor nos une e a verdade nos separa. A família de Deus não é composta daqueles que crêem na verdade e daqueles que a rejeitam. A família de Deus está estribada sobre a rocha eterna da verdade e fora da verdade não existe família de Deus. Essa verdade é a própria Escritura (Jo 17.17), essa verdade é o próprio Jesus (Jo 14.6). Fora da Palavra e fora de Jesus não há comunhão verdadeira, uma vez que sem a verdade das Escrituras e sem o Salvador Jesus não há igreja, não há família de Deus, nem comunhão fraternal. A proposta ecumênica, onde todos os credos religiosos, mesmos os mais heterodoxos, se unem é, portanto, uma falácia.

Mas, se não podemos sacrificar a verdade em nome do amor, também não podemos sacrificar o amor para sustentar a verdade. Aqueles que se escondem atrás de suas fortalezas doutrinárias para atacar impiedosamente os irmãos que discordam deles em pontos secundários estão em desacordo com a Palavra de Deus. Os fariseus atacaram o próprio Jesus pelo fato deste não viver de acordo com as suas estreitas regras. Para os fariseus, quebrar os preceitos que eles mesmos estabeleceram era a mesma coisa que violar a Palavra de Deus. Na verdade, os fariseus tornaram-se mais zelosos de suas tradições do que da própria verdade. Conseqüentemente, tornaram-se os mais radicais inimigos de Cristo e se mancomunaram com os herodianos para levá-lo à morte.

O amor cristão não é complacente com o erro nem conivente com o pecado. O amor, entretanto, não se assenta no tribunal, arrogando a posição de juiz, para condenar impiedosamente os fracos. O amor não esmaga a cana quebrada nem apaga a torcida que fumega. O amor não labora para condenar, mas para restaurar. O amor não se alegra em ver os que tropeçam sendo arrastados para a vala do ostracismo, mas luta para levantá-los e com alegria conduzi-los de volta ao aprisco seguro.

Jesus disse que o critério para sermos conhecidos como seus discípulos é o amor. Jesus lidou com grande severidade com os críticos fariseus e foi amável sem deixar de ser firme com os publicanos e pecadores. Jesus acolheu em seus braços hospitaleiros todos aqueles que eram condenados pela intolerância dos fariseus, não para que seguissem a sinuosa estrada do pecado, mas para guiá-los pelas veredas da justiça.

O mundo está olhando para a igreja. É impossível deixar de vê-la uma vez que ela é como uma cidade no alto de um monte. Se o amor for a marca distintiva que nos caracteriza como cristãos, isso produzirá impacto nas pessoas. Se o amor for apenas um discurso vazio, uma caricatura desta suprema virtude, então, seremos causa de tropeço para aqueles que olham para nós. É tempo de sondarmos o nosso próprio coração e examinarmos a nossa própria vida, a fim de saber, se de fato, estamos sendo conhecidos pelo critério do amor verdadeiro, como discípulos daquele que nos amou e a si mesmo se entregou por nós.

EBD especial de férias

Enquanto os departamentos se organizam e planejam o trabalho que será desenvolvido em 2019, nas aulas conjuntas das EBD’s de janeiro estudaremos temas como “Vivendo o Reino de Deus” e “Ladrões da felicidade”. 
As crianças também terão aulas especiais, para que continuem a aprender sobre a Palavra de Deus de maneira significativa e lúdica!
Participe aproveite as férias para tornar mais íntimo seu relacionamento com Deus!

Atenção Líderes

Como apresentado em dezembro, agora temos uma Secretaria de Comunicação e Eventos criada com o objetivo de manter nossa Igreja informada sobre as ações que acontecem nela. Caso você esteja planejando algum evento ao longo de 2019 compartilhe a data e local no e-mail comunica@vidanovaonline.com.br ou via whatsapp +551155427131 no link http://wa.me/551155427131.

Você conhece o Janeiro Branco?

Janeiro é o primeiro mês do ano e muitas pessoas o associam a um período de reflexão e início de novos projetos, mas o que poucos sabem é que, desde 2014, é também conhecido como “Janeiro Branco”.  
O “Janeiro Branco” é uma campanha pensada, planejada e projetada para a promoção da saúde emocional na vida das pessoas, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos as esferas em que o ser humano faz presente. 
Quer saber mais?
Acesse www.janeirobranco.com.br e fique por dentro de todas as ações, projetos e fique por dentro sobre como participar desta iniciativa também nas redes sociais.
Igreja Presbiteriana Independente Vida Nova
CNPJ 68.486.737/0001-08
Banco Itaú (341) - Agência: 0772 - Conta: 21664-4

Saudação Pastoral 

Em um mundo frio e individualista temos a impressão de que não há ninguém disposto a interromper sua rotina para nos ouvir. Como Pastor da IPI Vida Nova tenho alegria em afirmar que você não precisa passar pelas dificuldades sozinho. Estou à disposição através dos contatos abaixo para uma visita, seja para você, para algum amigo ou ente querido que esteja vivendo momentos de aflição ou incerteza. 

Que Deus nos abençoe!

Pr. Carlos Augusto

 
 
(11) 97030-5731

Ministérios

Conselho
MASD
Louvor
Ensaio: Domingo às 8h30
Oração
Quinta às 14h30
Escola Bíblica Dominical
Domingo às 11h

Departamentos

Adolescentes
Reuniões de Oração
Adultos em Ação
Encontro nos Lares
Casais
Reuniões de Oração
Comunicação
Conselho Missionário
Desperta Débora
Reuniões de Oração

Encontros
Mulheres Segundo os
Propósitos de Deus

Reuniões de Oração
Última quarta do mês
Homens Segundo o
Coração de Deus

Reuniões de Oração
1ª terça do mês
Impacto
Sábado: 13h30 às 18h
Infantil
Ações em datas comemorativas e apresentações na EBD
UMPI
Reuniões de Oração

Missionários

Ângela e Erisvan
Missão Novas Tribos do Brasil (Aldeia Kariri-Xocó)

Cledson e Rutenéia
JOCUM – JOvens Com Uma Missão
Universidade das Nações - Hawaii

Enilton e Maria
Missão Novas Tribos do Brasil

Lígia Bordini
APMT – Agência Presbiteriana de Missões Transculturais

Osvaldo e Sirley
SEPAL – SErvindo PAstores e Líderes

MASD

Banco de Sangue SP
Lar NEFESH
Comunidade Reviver
Cristolândia
Cruz Vermelha
Remar Brasil
JEAME
Compartilhar
Tweetar
Salvar
Encaminhar
Agenda e Escalas
Disponíveis no site
www.vidanovaonline.com.br

Pedidos, Agradecimentos e
Motivos de Oração

Utilizem a ficha que está disponível com os diáconos e diaconisas de plantão para fazer seus pedidos de oração e agradecimentos. Deposite a ficha no gazofilácio.

Aniversários

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio”. Salmo 90:12
 
17/janeiro
    Andréa Bustamante Tolda
19/janeiro
    Mariana Cabral Heitzmann
Avisos para o Boletim
Enviem seus avisos, escalas, pedidos de oração e de agradecimentos até quarta-feira de cada semana, ao e-mail avisos@vidanovaonline.com.br  para que suas informações possam ser publicadas no boletim e no site no domingo seguinte. Deus abençoe.
HORÁRIOS
  Secretaria 13h às 18h seg à sex
  Culto 9h30 domingo
  Santa Ceia no 1º culto do mês
  Escola Bíblica 11h domingo
  Reunião de Oração 14h30 quinta


CONTATO
    Rua Princesa Isabel, 1123 - Campo Belo
    São Paulo - SP - CEP 04601-003
    +55: (11) 5542-7131
    www.vidanovaonline.com.br
    vidanova@vidanovaonline.com.br
OFICIAIS

    Pastor
       Carlos Augusto Prado de Oliveira
    Presbíteros
       Alexandre do Vale Bon
       Hermínio Augusto da Costa Neto
       Paula Fava Bon
       Stelleo Passos Tolda

DADOS BANCÁRIOS
    CNPJ 68.486.737/0001-08
    Banco Itaú - Agência 0772
    Conta Corrente 30638-7
Copyright © 2019 IPI Vida Nova, Todos os Direitos Reservados.


Deseja alterar como receber seus emails?
Você pode atualizar suas preferências ou deixar de receber esses e-mails.

Email Marketing Powered by Mailchimp