Copy
ano XXIX • 02 fevereiro 2020 • nº 1376
Tempo Comum • 4º Domingo

O poder da língua

“… se alguém não tropeça no fala, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo” (Tg 3.3).

A língua é o nosso maior tropeço. Só  um indivíduo perfeito dominaria completamente sua língua. Uma língua domesticada é um bom timoneiro para todo o corpo. Como não somos perfeitos, tropeçamos em muitas coisas. Mas o laço mais comprido em que somos apanhados na jornada da vida, via de regra, é a nossa língua. Tiago, irmão do Senhor, no capítulo três desta epístola, apresenta o mais exaustivo, o mais completo e o mais contundente texto sobre o poder da língua.  A língua faz três coisas: dirige, destrói e deleita. Vamos examinar essas verdades:

Em primeiro lugar, a língua tem o poder de dirigir (Tg 3.1-4). Tiago compara a língua como o freio de um cavalo e como o leme de um navio. Ambas as peças são pequenas, mas o freio controla o cavalo e o leme dirige o navio. O freio domestica a força do cavalo e o leme evita que o navio se choque com as pedras ou icebergs. A língua tem o mesmo efeito em nossa vida: controla-nos e dirige-nos. Coloca nossa força sob disciplina e dá direção à nossa vida nas procelas da viagem. Um indivíduo que não controla a sua língua provoca muitos acidentes. Uma pessoa que fala irrefletidamente traz opróbrio sobre si e vergonha à sua família. Quem fala para depois pensar ou mesmo fala sem pensar causa imensos problemas para si e para quem está ao seu redor. É como um navio à deriva ou como um cavalo indócil.

Em segundo lugar, a língua tem o poder de destruir (Tg 3.5-8).Tiago agora compara a língua com o fogo e com o veneno. Tanto o fogo como o veneno são destruidores. O primeiro mata sutilmente, sem alardes. O segundo destrói com ruidoso estrondo. Uma palavra falada com malícia ou maldade pode ser um pequena fagulha que incendeia toda uma floresta. As palavras são como flechas lançadas, elas não voltam mais. A maledicência é como lançar um saco de penas do alto de uma montanha, é impossível recolhê-las todas. A língua coloca em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno. A língua é, outrossim, peçonhenta. É mais venenosa que a picada de uma víbora. É carregada de veneno mortífero. Por isso, Tiago diz que o mesmo homem que consegue domar as aves do céu, os animais da terra e os peixes do mar, não consegue domar sua própria língua.

Em terceiro lugar, a língua tem o poder de deleitar (Tg 3.9-12). Tiago, finalmente, compara a língua a uma fonte e a um fruto. Ambas as imagens falam de algo que dá sustento e prazer. Uma fonte jorra água fresca que dessedenta e o fruto alimenta e fortalece. Tiago, porém, chama a atenção para o aspecto contraditório e paradoxal da língua. Às vezes, de uma mesma boca, saem louvores a Deus e maldição aos irmãos. Às vezes, a mesma língua fala palavras boas do próximo e ao próximo e alimenta-o com encorajamento e consolo, para em seguida, minar sua honra com impiedosa maledicência. Tiago diz que não é conveniente que isso seja assim. Da mesma maneira que de uma mesma fonte não pode sair água doce e salobra; da mesma maneira que uma árvore só pode dar fruto segundo à sua espécie, devemos nós também, regenerados pelo Espírito Santo, deixar transbordar do nosso coração apenas palavras verdadeiras, oportunas e boas para a edificação. Use sua língua para glorificar a Deus e para abençoar a seus irmãos. Que dela jorre apenas palavras abençoadoras!

Rev. Hernandes Dias Lopes

A Vida Nova está presente para amar e apoiar os membros da nossa comunidade, seguindo o modelo de Cristo (Mc 12.29:31). Como Pastor dessa Igreja quero orar por você e com você. Não hesite em contactar-me quando precisar de cuidados, seja uma palavra de encorajamento ou apoio em um período de incertezas. Estou à disposição para visitar os enfermos, em casa ou no hospital. Que Deus nos abençoe!

Pr. Carlos Augusto
pastorcarlos71@gmail.com
(11) 97030-5731

Semana de 03 a 09 de fevereiro

08/fevereiro (sáb.)
    15:30    Desperta Débora
09/fevereiro (dom.)
    09:30    Culto
    11:00    Escola Bíblica Dominical
Durante o intervalo entre o Culto e a Escola Dominical

Atualização Cadastral

Estamos disponibilizando a Ficha de Atualização Cadastral que todos os membros precisam preencher por solicitação do presbitério.
Ela pode ser preenchida online através do link http://bit.ly/atualizaDadosIPIVN ou com um dos diáconos no domingo.

Aniversários

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio”.
Salmo 90:12


04/fevereiro (ter.)
    Anna Julia Hadba Garcia Messi
08/fevereiro (sáb.)
    Edicarlos da Silva Melo
    Rafaela Nogueira Turatti
    Rode Pessoa do Lago

Mais informações em

Vida Nova Online Vida Nova Online
Facebook Facebook
Twitter Twitter
Instagram Instagram
Email Email
PodCast (Spotify) PodCast (Spotify)
Envie seus avisos para:
avisos@vidanovaonline.com.br
WhatsApp: +551155427131

Igreja
Presbiteriana
Independente
Vida Nova

CNPJ 68.486.737/0001-08
Banco Itaú (341)
Agência: 0772
Conta: 21664-4

HORÁRIOS e CONTATOS
Culto 9h30 domingo
Santa Ceia no 1º domingo do mês
Escola Bíblica 11h domingo
Reunião de Oração 14h30 quinta

+55 (11) 5542-7131
www.vidanovaonline.com.br
vidanova@vidanovaonline.com.br
IPI Vida Nova
Rua Princesa Isabel 1123
Sao Paulo, SP 04601-002
Brazil

Add us to your address book
OFICIAIS

    Pastor
       Carlos Augusto Prado de Oliveira
    Presbíteros
       Alexandre do Vale Bon
       Paula Fava Bon
       Stelleo Passos Tolda

DADOS BANCÁRIOS
    CNPJ 68.486.737/0001-08
    Banco Itaú - Agência 0772
    Conta Corrente 30638-7
Copyright © 2020 IPI Vida Nova, Todos os Direitos Reservados.


Deseja alterar como receber seus emails?
Você pode atualizar suas preferências ou deixar de receber esses e-mails.

Email Marketing Powered by Mailchimp