Copy
ano XXVIII • 20 outubro 2019 • nº 1361
29º domingo
Tempo Comum

Sola scriptura, Sola Fide, Sola Gratia...

Saiba o que significa a reforma protestante.

A Reforma Protestante completa neste mês, 502 anos. Com o objetivo de explicar de forma teológica esta data, nosso texto será dividido em dois momentos. Saiba mais sobre os lemas da reforma bem como a sua base que representa a igreja de Cristo que somos nos dias de hoje. 

Podemos afirmar que a reforma foi o maior acontecimento na história da igreja cristã, depois do Pentecostes. 
Não foi uma inovação, mas um retorno ao Cristianismo apostólico. 
Não foi um desvio, mas uma volta às Escrituras. 
A igreja havia se desviado da simplicidade e pureza do evangelho. Doutrinas estranhas à palavra de Deus estavam sendo pregadas. 

No dia 31 de outubro de 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero, opondo-se à prática das indulgências e aos desmandos do papado, fixou nas portas da igreja de Wittenberg, na Alemanha, noventa e cinco teses contra as indulgências. Estava deflagrada a Reforma Protestante do século XVI. A Reforma pode ser resumida em cinco ênfases. Hoje compartilharemos três deles: 

  • Em primeiro lugar, as Escrituras estão acima das tradições da igreja. A autoridade suprema sobre a igreja não vem de seus concílios, mas das Escrituras. A tradição da igreja não está em pé de igualdade com a Bíblia; ao contrário, a Bíblia é a única autoridade de onde emana toda doutrina e prática da igreja. A palavra de Deus é inspirada, inerrante, infalível e suficiente. É nossa única regra de fé e prática. O lema da Reforma é Sola Scriptura.
  • Em segundo lugar, a salvação é pela fé e não pelas obras. A igreja havia se desviado do ensino apostólico e estava pregando uma salvação meritória, alcançada pelo esforço do homem. Uma salvação adquirida pelas obras. A Reforma colocou a igreja de volta nos trilhos da verdade, ensinando que a salvação é resultado não do que fazemos para Deus, mas do que Deus fez por nós, em Cristo Jesus. A salvação não é recebida pelo mérito das obras, mas unicamente pela fé em Cristo. A fé é a causa instrumental da salvação.  O lema da Reforma é Sola Fide.
  • Em terceiro lugar, a salvação é pela graça e não pelo mérito humano. A doutrina da salvação estava sendo distorcida. A igreja pregava que a salvação era alcançada pelo esforço do homem e administrada pela igreja. A Reforma refutou esse erro e voltou para as Escrituras para afirmar que a salvação é pela graça de Deus mediante a fé em Cristo. Não somos salvos pelas obras, mas para as boas obras. As obras não são a causa de nossa salvação, mas a sua evidência. A graça é o que Deus nos dá sem qualquer merecimento. Deus nos amou quando éramos fracos, ímpios, pecadores e inimigos. O amor de Deus por nós é provado, porque ao nos amar, Deus não escreveu esse amor com letras de fogo sobre as nuvens, mas esculpiu-o na cruz. Assim diz as Escrituras: “Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8). O lema da Reforma é Sola Gratia.

Continua no boletim 1362 do dia 27 de outubro de 2019.

Texto adaptado de Rev. Hernandes Dias Lopes

A Vida Nova está presente para amar e apoiar os membros da nossa comunidade, seguindo o modelo de Cristo (Mc 12.29:31). Como Pastor dessa Igreja quero orar por você e com você. Não hesite em contactar-me quando precisar de cuidados, seja uma palavra de encorajamento ou apoio em um período de incertezas. Estou à disposição para visitar os enfermos, em casa ou no hospital. Que Deus nos abençoe!

Pr. Carlos Augusto
pastorcarlos71@gmail.com
(11) 97030-5731

Semana de 14 a 20 de outubro       

24/outubro (qui)
    14:30    Reunião de Oração
    19:30    Canto e Teoria Musical
26/outubro (sáb)
                   Impacto
27/outubro (dom)
    09:30    Culto
    11:00    Escola Bíblica Dominical

Crianças em Situação de Rua

Você já fez sua doação para esse projeto que irá levar um pouco de amor às crianças em situação de rua? A união faz a força e a UMPI, o Impacto e o MASD se uniram para tornar esse projeto realidade. Venha preparado no culto para fazer uma oferta ou fale hoje mesmo com um dos jovens da nossa igreja e não deixe de participar. O pouco que fazemos faz muito bem a quem precisa!

Coral   

O Natal se aproxima, e nós do Grupo da Aula de Canto e Teoria Musical, gostaríamos de convidar toda a igreja para juntos formarmos um coral que se apresentará no Culto de Natal, dia 22 de dezembro
A escolha do repertório, os ensaios e a regência será feita pelo professor Ricardo Russo e os ensaios acontecerão nos meses de novembro e dezembro, durante as aulas de canto às quintas-feiras, 19h30. Quanto mais pessoas, mais bonito será!
Confirme sua presença com a Dani ou Mara!
"Ó Senhor, dá palavras aos meus lábios,
e a minha boca anunciará o teu louvor."
Salmo 51:15
Durante o intervalo entre o Culto e a Escola Dominical

Atualização Cadastral

Estamos disponibilizando a Ficha de Atualização Cadastral que todos os membros precisam preencher por solicitação do presbitério.
Ela pode ser preenchida online através do link http://bit.ly/atualizaDadosIPIVN ou com um dos diáconos no domingo.

Aniversários

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio”.
Salmo 90:12


25/outubro (sex)
    Evelyn Marques Petrin
27/outubro (dom)
    Valeria Aline Vital Da Silva

Mais informações em

Vida Nova Online
Facebook
Twitter
Instagram
Email
Envie seus avisos para:
avisos@vidanovaonline.com.br
WhatsApp: +551155427131

Igreja
Presbiteriana
Independente
Vida Nova

CNPJ 68.486.737/0001-08
Banco Itaú (341)
Agência: 0772
Conta: 21664-4

HORÁRIOS e CONTATOS
Culto 9h30 domingo
Santa Ceia no 1º domingo do mês
Escola Bíblica 11h domingo
Reunião de Oração 14h30 quinta

+55 (11) 5542-7131
www.vidanovaonline.com.br
vidanova@vidanovaonline.com.br
IPI Vida Nova
Rua Princesa Isabel 1123
Sao Paulo, SP 04601-002
Brazil

Add us to your address book
OFICIAIS

    Pastor
       Carlos Augusto Prado de Oliveira
    Presbíteros
       Alexandre do Vale Bon
       Hermínio Augusto da Costa Neto
       Paula Fava Bon
       Stelleo Passos Tolda

DADOS BANCÁRIOS
    CNPJ 68.486.737/0001-08
    Banco Itaú - Agência 0772
    Conta Corrente 30638-7
Copyright © 2019 IPI Vida Nova, Todos os Direitos Reservados.


Deseja alterar como receber seus emails?
Você pode atualizar suas preferências ou deixar de receber esses e-mails.

Email Marketing Powered by Mailchimp