Copy
Amor e ódio de mãos dadas
Rev. Hernandes Dias Lopes
ano XXVIII
06 janeiro 2019
nº 1320

Epifania e
2º Domingo após Natal

Obra Redentora de Cristo

Amor e ódio são sentimentos antagônicos e irreconciliáveis. Estão sempre em oposição. Não podem caminhar juntos. Abraçar um é repudiar o outro. Porém, num certo aspecto, amor e ódio precisam dar as mãos. Escrevendo sua carta aos romanos, o apóstolo Paulo afirma: “O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem” (Rm 12.9). Aqui, amor e ódio não se excluem mutuamente; completam-se. Não são opositores, mas parceiros!

O amor deve ser o vetor que guia os nossos passos e inspira as nossas motivações. Sem amor, nossa voz é um barulho confuso e nossas obras são pura vaidade. Sem amor, nossas motivações são adoecidas pelo egoísmo e nossas ações são desprovidas de bondade. O amor, entretanto, precisa ser verdadeiro e não hipócrita. O que é um amor hipócrita? É aquele que se apresenta com belos discursos, mas se afasta covardemente na hora da necessidade. O amor sincero, por sua vez, é aquele cujas obras da misericórdia são os avalistas das palavras de bondade. É neste contexto que o apóstolo Paulo diz que o amor e o ódio precisam dar as mãos. Quem ama, detesta o mal e apega-se ao bem. Quem ama, não pode ser conivente com o mal nem parceiro dele. Quem ama precisa ter pulso firme para combater o mal em todo o tempo, em todo lugar e de todas as formas. O amor que se corrompe e se mancomuna com o mal é um simulacro do amor verdadeiro, uma paixão carnal que deve ser repudiada com veemência.

Mas, não basta ao amor detestar o mal. Esse é apenas um lado da moeda. É o lado negativo. Precisamos ir além. Precisamos dar mais um passo. Precisamos apegar-nos ao bem. Apegar-se ao bem, entrementes, não é defendê-lo e praticá-lo apenas ocasionalmente, mas, sobretudo, ter uma atitude firme, perseverante e consistente na defesa e na promoção do bem em todo o tempo, em todos os lugares, sob todas as circunstâncias. O pecado da omissão é mui grave aos olhos de Deus. Aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz peca contra Deus, contra o próximo e contra si mesmo. Repudiar o mal sem promover o bem, condenar o erro sem praticar a justiça, refrear as mãos do erro sem estendê-las à prática das boas obras não são expressões saudáveis da fé cristã. Na mesma medida e com a mesma intensidade com que rechaçamos o mal, devemos praticar o bem. Com a mesma veemência que repudiamos o pecado, devemos buscar a santidade. Só assim, seremos o sal da terra que coíbe a corrupção da sociedade e a luz do mundo que aponta o caminho aos errantes.

Na vida do cristão, amor e ódio habitam debaixo do mesmo teto, comem na mesma mesa e se hospedam no mesmo coração: o amor ao bem e o ódio ao mal!

EBD especial de férias

Enquanto os departamentos se organizam e planejam o trabalho que será desenvolvido em 2019, nas aulas conjuntas das EBD’s de janeiro estudaremos temas como “Vivendo o Reino de Deus” e “Ladrões da felicidade”. 
As crianças também terão aulas especiais, para que continuem a aprender sobre a Palavra de Deus de maneira significativa e lúdica!
Participe aproveite as férias para tornar mais íntimo seu relacionamento com Deus!

Atenção Líderes

Como apresentado em dezembro, agora temos uma Secretaria de Comunicação e Eventos criada com o objetivo de manter nossa Igreja informada sobre as ações que acontecem nela. Caso você esteja planejando algum evento ao longo de 2019 compartilhe a data e local no e-mail comunica@vidanovaonline.com.br ou via whatsapp +551155427131 no link http://wa.me/551155427131.

Você conhece o Janeiro Branco?

Janeiro é o primeiro mês do ano e muitas pessoas o associam a um período de reflexão e início de novos projetos, mas o que poucos sabem é que, desde 2014, é também conhecido como “Janeiro Branco”.  
O “Janeiro Branco” é uma campanha pensada, planejada e projetada para a promoção da saúde emocional na vida das pessoas, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos as esferas em que o ser humano faz presente. 
Quer saber mais?
Acesse www.janeirobranco.com.br e fique por dentro de todas as ações, projetos e fique por dentro sobre como participar desta iniciativa também nas redes sociais.
Igreja Presbiteriana Independente Vida Nova
CNPJ 68.486.737/0001-08
Banco Itaú (341) - Agência: 0772 - Conta: 21664-4

Aniversários

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio”. Salmo 90:12
 
11/janeiro
    Thomas Vöhringer Pessoa
12/janeiro
    Felipe Cabral Heitzmann
    Matheus Muratori Borges
    Selma Carvalho Alvarenga Romany de Oliveira

Saudação Pastoral 

Em um mundo frio e individualista temos a impressão de que não há ninguém disposto a interromper sua rotina para nos ouvir. Como Pastor da IPI Vida Nova tenho alegria em afirmar que você não precisa passar pelas dificuldades sozinho. Estou à disposição através dos contatos abaixo para uma visita, seja para você, para algum amigo ou ente querido que esteja vivendo momentos de aflição ou incerteza. 

Que Deus nos abençoe!

Pr. Carlos Augusto

 
 
(11) 97030-5731

Ministérios

Conselho
MASD
Louvor
Ensaio: Domingo às 8h30
Oração
Quinta às 14h30
Escola Bíblica Dominical
Domingo às 11h

Departamentos

Adolescentes
Reuniões de Oração
Adultos em Ação
Encontro nos Lares
Casais
Reuniões de Oração
Comunicação
Conselho Missionário
Desperta Débora
Reuniões de Oração

Encontros
Mulheres Segundo os
Propósitos de Deus

Reuniões de Oração
Última quarta do mês
Homens Segundo o
Coração de Deus

Reuniões de Oração
1ª terça do mês
Impacto
Sábado: 13h30 às 18h
Infantil
Ações em datas comemorativas e apresentações na EBD
UMPI
Reuniões de Oração

Missionários

Ângela e Erisvan
Missão Novas Tribos do Brasil (Aldeia Kariri-Xocó)

Cledson e Rutenéia
JOCUM – JOvens Com Uma Missão
Universidade das Nações - Hawaii

Enilton e Maria
Missão Novas Tribos do Brasil

Lígia Bordini
APMT – Agência Presbiteriana de Missões Transculturais

Osvaldo e Sirley
SEPAL – SErvindo PAstores e Líderes

MASD

Banco de Sangue SP
Lar NEFESH
Comunidade Reviver
Cristolândia
Cruz Vermelha
Remar Brasil
JEAME
Compartilhar
Tweetar
Salvar
Encaminhar
Agenda e Escalas
Disponíveis no site
www.vidanovaonline.com.br

Pedidos, Agradecimentos e
Motivos de Oração

Utilizem a ficha que está disponível com os diáconos e diaconisas de plantão para fazer seus pedidos de oração e agradecimentos. Deposite a ficha no gazofilácio.

Avisos para o Boletim
Enviem seus avisos, escalas, pedidos de oração e de agradecimentos até quarta-feira de cada semana, ao e-mail avisos@vidanovaonline.com.br  para que suas informações possam ser publicadas no boletim e no site no domingo seguinte. Deus abençoe.
HORÁRIOS
  Secretaria 13h às 18h seg à sex
  Culto 9h30 domingo
  Santa Ceia no 1º culto do mês
  Escola Bíblica 11h domingo
  Reunião de Oração 14h30 quinta


CONTATO
    Rua Princesa Isabel, 1123 - Campo Belo
    São Paulo - SP - CEP 04601-003
    +55: (11) 5542-7131
    www.vidanovaonline.com.br
    vidanova@vidanovaonline.com.br
OFICIAIS

    Pastor
       Carlos Augusto Prado de Oliveira
    Presbíteros
       Alexandre do Vale Bon
       Hermínio Augusto da Costa Neto
       Paula Fava Bon
       Stelleo Passos Tolda

DADOS BANCÁRIOS
    CNPJ 68.486.737/0001-08
    Banco Itaú - Agência 0772
    Conta Corrente 30638-7
Copyright © 2019 IPI Vida Nova, Todos os Direitos Reservados.


Deseja alterar como receber seus emails?
Você pode atualizar suas preferências ou deixar de receber esses e-mails.

Email Marketing Powered by Mailchimp