Copy
A newsletter da Latin American Angels Society, destinada aos investidores.
View this email in your browser

Empresa de fomento e desenvolvimento de novos negócios voltada
a aproximar e integrar estruturalmente investidores-anjo, empreendedores e
demais elos do ecossistema do empreendedorismo na América Latina.

Estamos iniciando a publicação da Newsletter da LAAS, com o objetivo de ser um veículo com informações para a nossa rede investidores e parceiros, do mercado de empreendedorismo e investimento anjo no Brasil e no mundo, além de relatar as atividades da LAAS.

No último dia 17 de Fevereiro a LAAS promoveu um Fórum de Projetos em São Paulo, onde os empreendedores de 3 Startups (GoGood, AutoMobi e Skore) apresentaram as suas empresas para a rede de investidores. 

Neste evento houve também a apresentação do escritório de advocacia , parceiro da LAAS, Martens & Tognotti, sobre os importantes alterações introduzidas pela lei complementar n155/2016 com relação ao investimento anjo no Brasil (ver resumo abaixo)


Informações sobre a nova lei de empreendedorismo:
 Lei Complementar nº 155/2016

A nova lei aporta diferentes mudanças ao ecosistema dos anjos no Brasil. Entre as mudanças mais importantes, tem o incentivo às atividades de inovação e os investimentos produtivos, das sociedades enquadradas como microempresas ou empresas de pequeno porte, a definição -e proteçao- legal de Investidor-Anjo, e a apresentaçao do contrato de Participação.

Resumo das principais inovações:

- Regulamentação e segurança jurídica quanto à forma de investimento
-Manutenção do regime tributário (SIMPLES) benéfico à Start-up
-Proteção ao patrimônio pessoal do Investidor-Anjo contra dívidas da Start-up investida (passivos tributários, trabalhistas, previdenciários, entre outros), mesmo em caso de recuperação judicial
-Garantia de direitos na eventual venda da Start-up (direito de preferência e direito de venda conjunta)


Características principais do Contrato de Participação:

-Prazo máximo de 7 anos, com remuneração dos aportes pelo prazo máximo de 5 anos
-Participaçãonos resultados distribuídos pela sociedade em percentual não superior a 50% (cinquenta por cento) dos lucros
-Direito de resgate após decorridos, no mínimo, 2 anos do aporte de capital
-Possibilidade de transferência do aporte a terceiros, mediante aprovação de todos os sócios da sociedade, salvo vedação expressa no contrato

Características principais do Contrato de Participação:

-Investidor-Anjo não será considerado sócio nem terá qualquer direito a gerência ou voto na administração da empresa

-Investidor-Anjo não responderá por qualquer dívida da empresa, inclusive em recuperação judicial, não se aplicando a ele a desconsideração da personalidade jurídica da sociedade

-Investidor-Anjo terá direito de preferência na aquisição em caso de venda da empresa, assim como o direito de venda conjunta  a titularidade do aporte de capital, nos mesmos termos e condições que forem ofertados aos sócios regulares. 


Noticias sobre o ecosistema de empreendedorismo no Brasil.
Segundo um levantamento da ABStartups, o numero de start-ups de tecnologia no pais cresce 30% ao ano. Hoje existem 4 200.

As tendencias para startups em 2017 seguinte especialistas: boom do investimento anjo, crescimento do mercado da EdTech e HealthTech, e à onda do Product Manager. Mais informaçoes nesse artigo.

Para 2017 o investidor e especialista em startups Marcio Kogut listou os setores que serão destaque, sendo eles o de BigData, computação cognitiva, Internet das coisas, segurança contra cybercrimes, serviços on-demand e as fintechs. Lee a entrevista completa aqui.


Outros artigos destacados esse mês:
Mais da metade das empresas brasileiras foram vítimas de ataques de sequestro de dados de 2016.
Artigo
Unicórnios, ninguém encontrou até agora no Brasil — mas a busca continua.
Artigo
Brazil: A look into Latin America’s largest startup ecosystem
Artigo
Tendencias do empreendedorismo no mundo
O numero de companias que mencionam "Inteligencia Artificial"
Bloomberg
Não esqueça de conhecer algumas das startups investidas pela LAAS no nosso site:

A Justto desenvolveu dois produtos que prometem mudar o jurídico brasileiro ao agregar tecnologia a procedimentos jurídicos 

Através de um aplicativo, a Mobicity desenvolve soluções em mobilidade corporativa (B2B), dentre elas a aproximação de pessoas para compartilhar viagens diárias ou esporádicas.

O Job for Model é uma plataforma online que conecta empresas a modelos profissionais. O processo que costumava ser caro, burocrático, demorado e inacessível para a maior parte das empresas agora é muito mais barato e rápido.
Copyright © 2017 Latin American Angels Society, All rights reserved.