Copy

Que bom ter você junto com a gente!

A newsletter da Think Olga é mensal e chegará na sua caixa de entrada todo dia 1º (exceto em finais de semana e feriados).

Nela, você encontrará 3 seções: 

1) Indicamos: Uma curadoria de conteúdos sobre feminismos, equidade de gênero e economia do cuidado. São links que se encaixam na correria do dia a dia, mas também podem te acompanhar ao longo de semanas. 

2) Think Olga por aí: Uma retrospectiva dos eventos, entrevistas, matérias e convites que recebemos no último mês.

3) Você viu? Um compilado do que andamos postando nas redes sociais, para ninguém ficar refém do algoritmo.

Esta edição foi pensada para te ajudar a entender como o trabalho de cuidado está sendo debatido na política. As principais referências foram o projeto Nuestras Cartas, iniciativa do Instituto Update e FES Chile, que acompanha o trabalho das mulheres eleitas para a construção da Convenção Constitucional do Chile - primeira constituinte paritária do mundo - e o Laboratório Think Olga, programa que debate as principais desigualdades de gênero do nosso tempo, mapeia possíveis soluções, conscientiza pessoas e as encoraja a serem parte da mudança.

Boa leitura!

PARA QUANDO VOCÊ TIVER SÓ CINCO MINUTOS 

  • Politizando o cuidado na América Latina. As mulheres vêm trazendo cada vez mais o trabalho de cuidado para o centro do debate e, apesar de alguns países irem na contramão deste movimento, em outros já é possível ver transformações efetivas. Acesse a matéria para entender como a pauta está sendo debatida na região.
  • Mulheres chilenas inspiram o mundo todo no combate a violência de gênero. A performance Un violador en tu camino, realizada pelo coletivo Lastesis no Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher,  é um exemplo da força e união das mulheres latinas, que nunca pode ser esquecida. Para se emocionar com essa dica, assista ao vídeo no Youtube.
  • Para a sociedade mudar, é preciso mudar quem está no poder. Apesar de serem maioria na população (52%) e principais responsáveis pelo cuidado, mulheres ainda são minoria no parlamento (15%). Votar em mulheres feministas é confiar em quem entende e vive os problemas da maioria da população. Para saber mais, acompanhe o @minadehq no Instagram.

PARA QUANDO TIVER UM TEMPO A MAIS

  • Início do voto feminino no Brasil, possibilidade de eleger mulheres, reservas de vagas e a resistência de mulheres que ocupam cargos políticos em um espaço extremamente machista são os temas da websérie Mulheres na Política. Os vídeos produzidos pela FLUXA em parceria com a Revista AzMina contam com 5 episódios de em média 10 minutos. Para assistir o conteúdo completo, acesse o site.
  • Símbolo de resistência no Chile nas décadas de 80 e 90, as máscaras escondiam o rosto de ativistas em movimentos contra a ditadura e movimentos estudantis. Agora, personalizadas com lantejoulas, penas e contas, as feministas mascaradas usam o item como um reflexo de suas histórias e representação da união das mulheres contra a violência de gênero. Para conhecer o movimento, veja a matéria completa.
  • Não renunciem à inovação política. Esse foi o pedido de Marina Silva para as constituintes chilenas em artigo para El País. A professora, ex-senadora pelo Acre, ex-ministra do Meio Ambiente e pré-candidata a Deputada Federal por São Paulo, reforça como o processo de construção da nova constituição no Chile dá novos impulsos globais, especialmente para outros países da América Latina. Para saber mais, leia o artigo completo.

PARA TE INSPIRAR AO LONGO DO MÊS

  • O que acontece quando o poder é dividido meio a meio entre homens e mulheres? A paridade de gênero na política já é uma realidade no México. Além deste tema, a série Eleitas, realizada pelo Instituto Update em parceria com o Quebrando o Tabu, Maria Farinha Filmes e coprodução da Spray Content mostra em três episódios o que acontece com a política quando mulheres são eleitas na América Latina. Para saber mais, leia também o estudo completo.
  • Após sofrer vários ataques e violências, Manuela d’Ávila convida outras mulheres com importante atuação na política brasileira para o livro Sempre foi sobre nós. A obra denuncia a violência política de gênero como um ataque à democracia e conta com relatos de outras 17 mulheres, entre elas Anielle Franco, Benedita da Silva, Dilma Rousseff, Erika Hilton, Isa Penna, Maria do Rosário e Sonia Guajajara. Disponível na Dois Pontos.
  • Ninguém dá conta de si mesmo sozinho. Todos nós precisamos de cuidado para existir. E se você ou alguém com quem você convive ainda não entendeu a importância da distribuição igualitária do trabalho de cuidado e a responsabilidade do Estado na valorização disso, assista o 16º episódio do Greg News, com Gregorio Duvivier.  Disponível no Youtube.
  • Estivemos no Uma horinha sobre grana, podcast que traz temas relacionados ao universo das finanças. No bate-papo nossa diretora Maíra Liguori, conversou com Eduardo Amuri sobre a autonomia das mulheres, debatendo assuntos como a feminização da pobreza, a relação entre a falta de autonomia financeira e as mazelas sociais, os três tipos de autonomias, maternidade e sobrecarga de trabalho doméstico e o compartilhamento do trabalho do cuidado.
  • Nos posicionamos sobre o papel das plataformas digitais na proteção da integridade eleitoral em 2022 ao lado de mais de 90 instituições, entre elas a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
  • Participamos do Popverso, programa da CNN Brasil. Nele, nossa diretora Maíra Liguori conversou com Mari Palma sobre os desafios que as mães enfrentam para dar continuidade aos estudos e permanecerem no mercado de trabalho. 
  • Participamos de uma reportagem publicada pelo Valor Econômico em parceria com O Globo. Nela, nossa diretora Nana Lima fala sobre o assédio no ambiente de trabalho e pontua o que precisa ser levado em consideração pelas empresas que se propõem a ser aliadas da causa. 
 

Essa news fez sentido para você?

Responda esse e-mail contando pra gente suas impressões sobre ela!

 

Conhece mais alguém que gostaria de receber conteúdos inspiradores?
Compartilha esse link com a pessoa!

 

Obrigada por ter vindo até aqui!

Acompanhe a Think Olga nas redes sociais:
Instagram
LinkedIn






This email was sent to <<E-mail>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Think Olga · Av. Paulista, 1374 · WeWork Paulista · Sao Paulo, Sp 01310-100 · Brazil