Copy
 
 
ac517dd4-6ea5-45d8-b89c-1e1e5041a199.jpg

NEWSLETTER N.º 06 | MAIO 2017
bdfc02aa-607a-4415-9f33-ef600dd3428e.jpg Culturaviva

V EDIÇÃO DO CICLO MUSICAL CULTURAVIVA


Arrancou a V edição do ciclo musical Culturaviva


Decorreu no passado dia 20 de abril o primeiro concerto da V edição do Ciclo de Música do programa Culturaviva. O tenor Paulo Ferreira acompanhado por Helena Marinho no pianoforte fizeram as delícias de uma plateia atenta e entusiasmada.

O próximo concerto tem já data marcada para dia 25 de maio pelas 19h e conta com a presença do Sowing Quartet.

O catálogo com a programação completa está disponível AQUI





 
Desenvolvimento Social
 
109738fd-dd7d-4b42-b2de-8b1d1b19ea57.jpg Desenvolvimento social

PROGRAMA "PRIMEIRA INFÂNCIA"

Oferta de Kit Bebé

A Fundação instituiu um programa de Bolsas a pensar nos filhos mais novos dos colaboradores.
O Programa "Primeira Infância" prevê um apoio em creche aos colaboradores do Grupo Mota-Engil, de menores recursos económicos e com filhos entre os 4 meses e os 3 anos de idade, destinando-se a facilitar a frequência desta resposta social.
Contempla ainda a oferta de um kit bebé aos colaboradores do Grupo Mota-Engil que sejam pais ou mães, composto por artigos de primeira necessidade e por um cheque-farmácia para aquisição de produtos de puericultura.
Na foto, um casal da AMARSUL, empresa do universo EGF, que é um dos mais recentes beneficiários desta oferta. 



 

OEIRAS SEM BARREIRAS

A mudar vidas em Oeiras

No dia 8 de maio, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, da administração da Fundação e de vários outros participantes neste projeto, foi inaugurada a intervenção efetuada na casa de uma família oeirense, destinada a remover barreiras arquitetónicas que em muito condicionavam a vida desta família que integra uma criança deficiente.
O projeto insere-se no programa “Oeiras sem Barreiras” que resulta de uma parceria entre a edilidade oeirense e a Fundação Manuel António da Mota, destinada a remover barreiras arquitetónicas na habitação de cidadãos com mobilidade condicionada, promovendo assim a sua qualidade de vida e plena integração social.



 
 
 
Desenvolvimento social
 
109738fd-dd7d-4b42-b2de-8b1d1b19ea57.jpg Desenvolvimento social

“RESPONSABILIDADE SOCIAL E EMPRESARIAL DE SUCESSO”

FMAM e GRACE juntos na V edição

Pelo quinto ano consecutivo, a Fundação Manuel António da Mota e o GRACE promoveram no dia 5 de Abril a iniciativa “Responsabilidade Social Empresarial de Sucesso”, que teve lugar no Mercado do Bom Sucesso, no Porto.

Trata-se de uma iniciativa que visa dar a conhecer à sociedade civil a atividade de responsabilidade social das empresas associadas do GRACE, bem como a partilha de boas práticas. O evento procurou promover o que de melhor se faz em Portugal na área da Responsabilidade Social Corporativa, e contou, ao longo do dia, com dois momentos.

a1de8193-17d7-4ddc-9ba3-9a44663ca83c.jpg SAIBA MAIS


 

V SEMANA DA INTERVENÇÃO SOCIAL

Temas sociais em debate

Por iniciativa da Social+ - Associação de Estudantes do Instituto Superior de Serviço Social do Porto decorreu entre os dias 16 a 19 de abril no Instituto Superior de Serviço Social do Porto a “V Semana de Intervenção Social”.

Durante 4 dias os temas do empreendedorismo, inovação e sustentabilidade social, responsabilidade social corporativa e voluntariado e associativismo estiveram em discussão. Num conjunto de sessões que registaram elevados níveis de participação, mormente por parte dos estudantes do Instituto, a Fundação marcou presença como oradora no painel consagrado ao tema da sustentabilidade social.



 
 
 
Desenvolvimento social
 
109738fd-dd7d-4b42-b2de-8b1d1b19ea57.jpg Desenvolvimento social

RECUPERAÇÃO DE HABITAÇÕES EM VILA POUCA DE AGUIAR

Fundação, Câmara e Associação assinam protocolo

No dia 21 de março, nos paços do concelho, foi assinado um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, a Fundação Manuel António da Mota e a Associação Just a Change visando a reabilitação de habitações de famílias carenciadas do concelho, prolongando-se a sua vigência até 2021.
As três entidades uniram-se para ajudar famílias com insuficiência económica que vivam em condições de precariedade habitacional.

a1de8193-17d7-4ddc-9ba3-9a44663ca83c.jpg SAIBA MAIS


 

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CELÍACOS

Inauguração das instalações no Porto no complexo Mota-Galiza

A APC - Associação Portuguesa de Celíacos tem por fins a defesa dos interesses e direitos dos seus associados e está dedicada à prestação de serviços e apoio à doença celíaca através de programas de informação, consciencialização, educação e apoio.

Tendo a sua sede em Lisboa, a APC inaugurou no dia 24 de fevereiro de 2018 uma delegação no Porto, num espaço da Fundação Manuel António da Mota no complexo Mota-Galiza.

a1de8193-17d7-4ddc-9ba3-9a44663ca83c.jpg SAIBA MAIS


 
 
 
Desenvolvimento social
 
Educação e Formação

LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO

Comemoração do 77º aniversário

Celebrou-se no dia 4 de abril o 77.º aniversário da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), comemorando-se igualmente em 2018 o 50º aniversário do seu Núcleo Regional do Centro.
 A cerimónia comemorativa decorreu no Convento São Francisco, em Coimbra.

A Fundação, apoiante regular das atividades da LPCC e com quem mantém em vigor dois protocolos de colaboração, fez-se representar nesta importante cerimónia, felicitando a LPCC pelo seu incansável labor ao longo dos seus mais de 70 anos de existência.

a1de8193-17d7-4ddc-9ba3-9a44663ca83c.jpg SAIBA MAIS


 

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Marca presença na 11ª edição da Qualifica

O Centro de Formação Profissional Manuel António da Mota da Fundação Manuel António da Mota, em parceria com o Grupo Mota-Engil, participou na 11ª edição da Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorreu em março, na Exponor em Matosinhos.

A Qualifica chamou milhares de jovens do terceiro ciclo, ensino secundário e superior, convidando-os a descobrir as oportunidades para estudar no estrangeiro ou conhecer a oferta de centros de formação, escolas, universidades e politécnicos.

a1de8193-17d7-4ddc-9ba3-9a44663ca83c.jpg SAIBA MAIS


 
 
 
Educação e Formação
 
Educação e Formação

EGF E FUNDAÇÃO

Ação de educação ambiental conjunta

A EGF – Environmental Global Facilities, em colaboração com o Projeto_80 e a Fundação Manuel António da Mota, promoveram no dia 8 de março o lançamento da ação de educação ambiental “A Nossa Casa é um Planeta”, na Escola Secundária de Amarante.

O projeto é resultado de um trabalho conjunto das empresas subsidiárias da EGF - ALGAR, ERSUC, RESIESTRELA, RESINORTE, RESULIMA, SULDOURO, VALNOR e VALORMINHO - e contou com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

a1de8193-17d7-4ddc-9ba3-9a44663ca83c.jpg SAIBA MAIS


 

EDUCAÇÃO DE SEGUNDA OPORTUNIDADE

Encontro Nacional

Decorreu no dia 20 de abril na Câmara Municipal de Matosinhos o Encontro Nacional de Iniciativas de Educação de Segunda Oportunidade - "Por uma Política Pública para a Redução do Abandono Precoce", organizado pela Escola de Segunda Oportunidade e Câmara Municipal de Matosinhos.

A Fundação interveio como oradora num dos painéis de discussão, em linha com os apoios e o interesse que tem vindo a manifestar por esta problemática de relevante importância social e educative.

a1de8193-17d7-4ddc-9ba3-9a44663ca83c.jpg SAIBA MAIS


 
 
 
6289b721-150a-480c-b29b-98c03e2d05e6.jpg Cultura
 
Cultura

CARQUEJEIRAS DO PORTO

Fundação acolheu exposição

Foi inaugurada a 23 de março, na sala de exposições da Fundação, uma mostra de artes plásticas organizada pela “Associação Homenagem às Carquejeiras do Porto” e que contou com o apoio da Fundação.
A exposição composta por pinturas, esculturas e fotografias antigas do quotidiano das carquejeiras,  esteve patente até 27 de abril.
A "Associação Homenagem às Carquejeiras do Porto", constituída em 2015, tem por fins, fomentar e divulgar o conhecimento sobre as Carquejeiras do Porto, pelo trabalho árduo desempenhado por estas mulheres, em prol da cidade do Porto.
A Fundação Manuel António da Mota não podia ficar indiferente a este apelo, dando assim mais um contributo para que a concretização desta iniciativa se torne realidade.



 

TERRA DOS SONHOS

II edição do Musical Terra dos Sonhos

A Terra dos Sonhos é uma organização sem fins lucrativos que tem como principal atividade a realização dos sonhos de crianças e jovens doentes e em risco.

Tendo comemorado o seu 10º aniversário em 2017 realizou um espetáculo musical no Teatro Tivoli em Lisboa.  Perante o assinalável êxito da iniciativa, realizou em 2018 a II edição do Musical da Terra dos Sonhos desta vez também no Porto (1 e 2 de abril) e novamente em Lisboa (22, a  25 de março).

Associando-se a esta iniciativa solidária, a Fundação Manuel António da Mota ofereceu bilhetes aos colaboradores da Mota-Engil que assim puderam desfrutar de mais um magnífico espetáculo.



 
 
 
6289b721-150a-480c-b29b-98c03e2d05e6.jpg Cultura
 
Outros

CULTURA EM EXPANSÃO

Fundação apoio projeto cultural da CMP

A Câmara Municipal do Porto lançou no dia 5 de março a 5ª edição do programa "Cultura em Expansão" e que conta mais uma vez com o apoio da Fundação Manuel António da Mota e da Mota-Engil.
Este programa, que visa fazer chegar a cultura a todos os territórios da cidade e promover a democratização do seu acesso aos públicos menos familiarizados com a atividade cultural, abrange pela primeira vez todas as freguesias do concelho.

a1de8193-17d7-4ddc-9ba3-9a44663ca83c.jpg SAIBA MAIS


 

FUNDAÇÃO APRESENTA

Relatório e Contas de 2017

A Fundação Manuel António da Mota apresenta o seu Relatório e Contas de 2017, dando a conhecer publicamente o trabalho desenvolvido no ano transato naquele que é o seu sétimo ano de atividade. Ao longo destes anos, a Fundação não se tem poupado a esforços no cumprimento da sua missão ao serviço da comunidade, em permanente diálogo e cooperação com as forças vivas da sociedade.
 

a1de8193-17d7-4ddc-9ba3-9a44663ca83c.jpg SAIBA MAIS


 
 
 
 
25 Maio

CULTURAVIVA

Sowing Quartet

 Sexta 19h
 
 
   
 
 
até 21 Junho

GRITO MUDO

Exposição Artes plásticas

Segunda a Sexta - 10h / 13h e 14h / 18h
 
 
 



 
   
www.fmam.pt
5e475a2b-5ee8-4a5f-aa61-87c536fcb663.jpg Siga-nos no facebook
 
© 2018 Fundação Manuel António da Mota
Praça do Bom Sucesso, 74-90, piso 1, 4150-146 Porto, Portugal
T +351 226 079 100 · F +351 225 191 220 · E geral@fmam.pt
 
25c70604-1678-417f-b0e9-b395ee8b9582.jpg REMOVER SUBSCRIÇÃO
ad34330c-90c2-4c62-88aa-cf1f303837c0.jpg 84608b6b-a467-42d3-b32c-206f8a4c77ae.jpg